Receba nossa Newsletter
E-mail
 
 
Diminuir    Aumentar
Melão

Melão (Cucumis melo L.) é uma fruta provavelmente nativa do Oriente Médio.

Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semi-áridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro.

A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar.

A abundância de água de seu interior e sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada na forma de refrescos.

Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.

O melão é o fruto produzido pelo meloeiro, planta rasteira que possui características variáveis de acordo com a sua espécie e contém grande quantidade de água (cerca de 90%), cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ainda A, C e E.

O fruto possui funções calmantes, diuréticas, fortificantes e laxantes, também auxilia no tratamento de gota, obesidade, artrite, colite, prisão de ventre, nefrite, cistite, corrimento das mulheres, infecções renais.

É bastante indicado para dias muito quentes, pois repõe a água e os nutrientes perdidos e ainda tem ação refrescante.

Para escolher um melão bom para consumo deve-se atentar para tais características: casca firme de coloração forte, perfume agradável e sementes soltas (agite a fruta).

Não é recomendável o consumo da fruta se ela apresentar rachaduras ou perfurações.

É importante manusear com cuidado a fruta, pois é bastante sensível, e lavá-la antes de consumir.

Quando o fruto não estiver totalmente maduro, deve ser conservado em temperatura ambiente e quando atingir o ponto de maturidade deve ser encaminhado para o refrigerador, podendo permanecer nesse por até três semanas.

Curiosidade: O melão do tipo cantalupe (tipo americano) tem maior quantidade de vitamina A, C, E e outras do complexo B. O melão mais conhecido no Brasil é o melão-valenciano (tipo espanhol).

Valor nutricional

Cada 100 gramas de melão (Cucumis melo) contém: Calorias - 31kcal ,Proteínas - 0,85g ,Gorduras - 0,15g ,Vitamina A - 2800 U.l. ,Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg ,Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg ,Vitamina B5 (Niacina) - 0,55 mg ,Vitamina C ,Ferro - 0,4 mg
Qualidades do Melão

O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções,e Niacina, que combate problemas de pele.Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante.

É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento das mulheres.

Voltar