Receba nossa Newsletter
E-mail
 
 
Diminuir    Aumentar
Laranja

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutaceae.

A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.

O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido.

Freqüentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo.

As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidos, embora possam ser utilizados em algumas receitas.

A casca exterior pode ser utilizada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor.

A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce.

Recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.

A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses.

É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos .

A origem das frutas do gênero Citrus confunde-se, no tempo, com a história da humanidade. Sabe-se apenas que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre, variedades de limeiras, cidreiras, limoeiros, pomeleiras, toranjeiras, laranjeiras amargas ou azedas, laranjeiras doces e de outros frutos ácidos aclimatados ou locais.

Alguns autores afirmam que os citros teriam surgido no leste asiático, de onde teriam sido levados para o norte da África e para o sul da Europa, chegando às Américas por volta de 1.500. Porém, tanto na Europa como na América, foi na segunda metade do século XIX que tomaram impulso o cultivo e a comercialização de suas diferentes variedades.

Os citros espalharam-se pelo mundo sofrendo mutações e originando novas variedades devido ao seu cultivo via sementes (ABECITRUS, 2002).

A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C.

A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja.

Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa.

Valor nutricional das Laranjas:- Cada 100 gramas de laranja (Citrus x sinensis) contém: Calorias - 65kcal ; Proteínas - 0,6g ; Gorduras - 1g ; Vitamina A - 195 U.l. ;Vitamina B1 (Tiamina) - 135 mcg ; Vitamina B2 (Riboflavina) - 150 mcg ; Vitamina B3 (Niacina) - 0,25 mg; Vitamina C (Ácido ascórbico) - 48 mg ; Cálcio - 45 mg ; Potássio - 36 mg ; Fósforo - 21 mg ; Sódio - 13 mg ; Enxofre - 11 mg ; Magnésio - 8 mg ; Cloro - 2 mg ; Silício - 0,45 mg ; Ferro - 0,2 mg .

Suco (português brasileiro) ou sumo de laranja (português europeu) é uma bebida produzida através do líquido extraído da laranja, geralmente despejando-o em um recipiente.

Ao adicionar a água este deixa de ser suco de laranja e passa a ser chamado de laranjada ou néctar de laranja pode ser posteriormente coado antes do consumo.

Uma quantidade de água também é adicionada ao recipiente para a diluição do suco.

Por fim, geralmente adiciona-se uma dosagem de açúcar ou adoçante ao suco para deixa-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto.

Consumir preferencialmente ele diluído pois sua concentração em ácidos orgânicos pode causar gastrite se consumido puro em excesso .

É disponível do comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original.

O suco de laranja está entre os mais apreciados e consumidos, sendo uma boa fonte de vitamina c e outros nutrientes.

Seu comércio e produção envolvem grandes movimentações financeiras.

O suco de laranja é uma bebida muito apreciada por norte-americanos, sobretudo no café da manhã.

Voltar